---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

gestão
Casan e Defesa Civil emitem alerta e pedem para que pessoas economizem água

Publicado em 10/09/2019 às 07:59 - Atualizado em 10/09/2019 às 07:59

Devido à falta de chuvas na região, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e Defesa Civil emitiram nesta terça-feira (10), um alerta para que os consumidores utilizem de forma consciente a água que recebem em casa. Segundo o chefe de operações da Casan de Faxinal dos Guedes, Gabriel Meurer a situação do nível do reservatório diminuiu bastante e a situação é de racionamento.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, há uma série de medidas que os moradores podem tomar para reduzir o consumo de água. Entre elas, estão diminuir o tempo de banho e também ajustar as válvulas de descarga dos vasos sanitários, os gastos no banheiro podem representar até 75% de todo o consumo em uma residência.

Veja abaixo algumas dicas:

- Tome banhos mais breves.

- Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

- Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

- Não lave roupa com água corrente.

- Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

- Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde.

- Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

- Reaproveite a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas.