Professores participam de capacitação sobre o Programa Defesa Civil na Escola

Publicado em 05/02/2020 às 16:38 - Atualizado em 05/02/2020 às 16:40

Aconteceu nesta quarta-feira (05), no Centro de Cultura e Eventos, o primeiro encontro da capacitação referente ao Projeto Defesa Civil na Escola, que será implementado nas escolas durante este ano de 2020. O segundo acontece no dia 13 de março. O projeto da Defesa Civil é uma parceria entre Coordenadoria Regional de Educação e as Secretarias Municipais de Educação.

O programa é um instrumento de ação para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários, quanto de sujeitos, com foco na minimização de danos através de estudos básicos sobre proteção e defesa civil, cidadania, meio ambiente e segurança global, criando assim, desde cedo, uma cultura de prevenção, inserindo nas gerações atuais e futuras um comportamento de práticas mais seguras que visam à redução do risco de desastres.

Participaram professores de vinte e nove escolas, representando doze municípios da região, com a formação de cento e dezesseis professores. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, o programa vem sendo testado desde 2015, antes de ser colocado para a comunidade escolar. Agora, as ações de proteção e defesa civil serão levadas para dentro das escolas.

Confira o cronograma das atividades:

05/02/2020

 Abertura da Capacitação

  Mobilização e Motivação

  Socialização dos professores

  Apresentação do Grupo de formadores

  Embaixadores, COREDEC, COMPDEC’s

  Apresentação o Programa PDC na Escola

  O que é PDC – COREDEC

  Plano diretor e PLANCON

  Voluntariado e Ações Comunitárias - CONSEG e NUPDECs

  ECA, estatuto IDOSOS em situações de CRISE, trote

  Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil

  Termo de adesão, materiais, prazo de entrega do estado para municípios, formaturas etc.

  Formato para a Entrega de materiais

  Apresentação de projeto para captação de recursos junto ao FIA, FBRL, e outras organizações/instituições de ensino e patrocínios com empresas

13/03/2020

  Metodologia e Módulos IFC, uso do Moodle e cronograma