---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Histórico

Publicado em 10/04/2014 às 19:38

Faxinal dos Guedes pertence a zona fisiográfica do Oeste Catarinense limitando-se ao Norte com Abelardo Luz, ao Sul com Xavantina e Ipumirim, ao Leste com Vargeão e a Oeste com Xanxerê e Bom Jesus. Integra-se a Associação dos Municípios da Região do Alto Irani (AMAI).

Em 1910 era denominado "GRAMADO DA JOAQUINA DA ROSA", pelo fato de seu território pertencer ao Sr. Saturnino Rosa Neto, o qual havia adquirido as terras da ex-colonia militar, parte integrante do município de Chapecó, Território do Iguaçu. 

Seu povoamento e colonização efetivos não fogem das demais comunas do Oeste: Desbravamento feito por gaúchos, com predominância de ítalo-brasileiros, principalmente nas últimas décadas do século passado.

Quando foi considerada 7º (sétimo) distrito de Chapecó em 1942, surgiu o nome de FAXINAL DOS GUEDES, pela existência da família Guedes Ramos, poderosos proprietários de terras, Antonio José e Estevão Guedes Ramos, provindo daí o nome GUEDES. Quanto a FAXINAL pela característica do município, FLORESTAS FAXINAIS, identificada por pastagens, entremeadas de arvoredo esguio.

Neste mesmo ano, colonizadores iniciaram a venda de lotes das Fazendas Ressaca, Cerca Velha e outras. Construída a primeira Escola, a qual servia como Igreja Católica.

Por volta de 1943, foram abertas as primeiras ruas: instalação de uma casa comercial, a primeira serraria e ainda foi criado o Clube Recreativo Itagiba.

As primeiras autoridades foram, como Subprefeito o Sr. Antonio Ferminiano Pereira e como Escrivão de Paz, o Sr. Francisco Brita de Miranda.

Em 1958, como Distrito do Município de Xanxerê, Faxinal dos Guedes conseguia a sua Emancipação, através da Lei Estadual nº 348 de 21 de Junho, verificando-se a Instalação no dia 26 de Julho de 1958. Tendo como prefeito nomeado o Sr. Alexandre Antoniolli, e como primeiro prefeito eleito o Sr. Antônio Domingos Migliorini, o qual assumiu em 31/01/1959.